Thursday, February 26, 2009

A brincadeira vai começar: Ya Basta!


Escolas com maior gasto são favoritas no Carnaval 2009 no Rio
da Folha de S.Paulo, no Rio

Com orçamentos chegando a R$ 8 milhões em alguns casos e carros alegóricos de até 60 metros de comprimento, o Carnaval carioca foi o das "superescolas de samba S.A., superalegorias", como cantava criticamente o Império Serrano em 1982, no vitorioso "Bumbum Paticumbum Prugurundum".

Não é hilário você ler uma notícia dessa? 8 milhões? É, eu acho que não tem mais nada pra ser feito no Rio mesmo. O atendimento dos hospitais públicos deve estar muito bem, a segurança deve ter melhorado e o caixa para o que eles querem gastar com as Olimpíadas em 2016 deve estar com um saldo muito positivo.

Como é possível levantar um dinheiro tão grande para uma ação sazonal como esta? Eu juro nunca ter me atentado para o exorbitante valor investido para a data. Não seria possível então levantar cotas e patrocínios para outras ações e melhorias necessária ou de extrema urgência? Ou será que só a indústria do Carnaval que consegue movimentar a economia em investimentos tão altos como este?

Já passei dois carnavais fora do Brasil, um na Europa (Espanha) e um na América (EUA). Impressionante como fui questionado por estar fora do meu país num momento de tanta visibilidade no exterior. Mal sabem eles o quanto eu não me importo com a data. Também não iria queimar o filme do meu país falando mal das festas. Apenas desconversei. Simples assim.

Este é um assunto que me faz pensar. Carnaval nada mais é do que uma publicidade, um outdoor sobre a cultura brasileira. É delicado demais falar sobre este tópico por que ele representa uma indústria que funciona todos os dias do ano, e a vida de muitos ali. As pessoas esperam por esse dia, pelos minutos na passarela. Das pessoas envolvidas eu não questiono. Elas nasceram inseridas em um contexto e isto faz parte da cultura em que elas foram criadas.

8 milhões? Até+, porque por hoje: chega, ya basta!

1 comment:

  1. Esse assunto é extenso... Mas vou dar a minha colherada: na verdade, o problema não é o valor investido, pois o mesmo retorna com o próprio carnaval, que gera recursos em cadeia para diferentes setores - hoteleiro, serviços e afins. O problema está na utilização destes recursos que são frutos do carnaval. E aí, estamos falando de muito mais que 8 milhões...

    ReplyDelete