Tuesday, February 24, 2009

I'll be missing you, América

Mesmo sem vontade, é hora de fazer as malas. Depois de 7 dias em New York e 4 dias em Atlanta chegou a hora de levantar acampamento e iniciar retiragem. Foram dias inesquecíveis!

Aliás é tão chato este processo de ir embora, deixar algumas coisas pra trás, sentir saudades. E como diz a canção interpretada por Maria Rita: "...o trem que chega é o mesmo trem da partida. A hora do encontro é também despedida. A plataforma dessa estação é a vida desse meu lugar..."

Meu único consolo para regresso é minha noiva, Marcella, e minha família. E a vontade de dirigir que estou! Em Atlanta não se pode ultrapassar 65km/h! Que saudades da Bandeirantes SP-Interior... risos.

NY é um destino de viagem obrigatório para qualquer viajante. Essa cidade é tão fascinante que o desejo que conhece-la se torna pequeno perto de sua monstruosidade cultura e encantos.

Atlanta é realmente uma bela cidade, com arquitetura de big city mas com espaços amplos e abertos que a deixam com uma cara mais aconchegante. Os atrativos são como poucas cartas de baralho mas com grande valor: Museu da Coca-Cola, estúdios da CNN e Fox Theater. Um prato cheio!

Agora acho justo falar da América. É como se eu tivesse visitado SP e Curitiba. Uma mega metropole e uma cidade mais organizada e civilizada. Estive entre dois extremos. NY é povoada de imigrantes indianos, hispânicos, e orientais. Atlanta é repleta de negros, ao estilo Whoopi Goldberg.

Acabei por perceber como a língua faz diferença no contexto cultural. Não fui maltradado, não fui mal atendido (com raras excessões-na verdade, nós brasileiros temos o melhor atendimento do mundo em nossos serviços), e com uma bela arquitetura de palavras, até consegui dar um jeitinho brasileiro e não perder um vôo que pra mim já era declaradamente perdido. Que sufoco!

A América é organizada ao extremo. Incrivelmente bilingue. Claro que eles se vêem obrigados a falar Español para não se sentirem invadidos e dominados. Mas antes o Brasil também fosse uma nação bilingue. E eu não estou falando de sinalização de aeroporto.

Definitivamente a comida aqui é complicada. A culinária deles está impregnada de fritura, e pra você fugir disso requer um malabarismo absurdo. Já prometi a mim mesmo que quando chegar no Brasil, vou começar um ritual de desentoxicação com legumes e verduras.

Haveria muito assunto pra se discutir aqui neste post. Mas acho que eles virão com o tempo, ou pelo menos, nesses próximos dias. Nenhum desabafo hoje.

1 comment:

  1. Já foram todos estes dias?????...Mau do céu, este ano está voando...rs

    espero que vc tenha aproveitado cada segundo....

    saiba que nós aqui de NO, curtimos suas histórias de NY....rs

    bjos

    ReplyDelete