Tuesday, February 17, 2009

Diga Não aos Guias de Viagem!

Em primeiro lugar, obrigado pelos emails e recados postados. É muito bom saber que tenho amigos que são pra sempre. Esta é a maior jóia que temos. Família também. Mas família é algo que não escolhemos. E amigos sim. Ouvi essa frase e ela nunca mais saiu da minha cabeça. Engraçado... Não são só os cachorros são os melhores amigos do homem, risos.

Realmente o blog sobre a televisão americana vai ficar pra depois. Eu ainda continuo vidrado na telinha e com o caderno do lado, colecionando pérolas e mais pérolas televisivas! Aguardem porque o blog desse dia vai ser hilário, eu prometo! Ou o seu dinheiro de volta! Não é assim que eles falam? risos

Ainda falando de NYC, que será o assunto dos próximos dias ainda - lembrando que a segunda cidade que conhecerei na América será Atlanta, na Georia - NY é realmente uma caixinha de surpresas! Ainda estou tentando fazer um paradoxo entre New York, São Paulo e Londres. Está difícil traçar uma análise sobre elas, mas insistidamente meu cérebro, por horas, faz-me lembrar de todas elas, ao mesmo tempo, o tempo todo.

Chega de panfleto turístico, chega de livros e guias de viagens, revistas, periódicos, isso só serve pra pequenas cidades. Já basta!

Não comprem, parem de ler, ou use apenas como informativo. Ponto. Você fica preso às páginas, às coisas que tem que ver, visitar... Eu tive essa primeira impressão quando estive em Londres, e olha que eu pude andar por lá por três semanas.

Se Nova Iorque é a Big Apple, a grande maçã, então que seja degustada como apfelstrudel! Lentamente, com chá, com bola de sorvete de creme, com canela. De qualquer jeito, qualquer modo e a gosto do freguês.

Eu me libertei da obsessão de ter quer ir, ter que visitar... Aqui simplesmente não dá. Por isso estou tentando ao máximo sentir a cidade, as pessoas, os lugares, os costumes. Ontem fiz passeios por algumas lojas, vendo promoções e vencendo tentações. Aqui tem até loja falindo, liquidando tudo. Imaginem os preços!
Caminhei pela Broadway, mas percorri a Park Avenue inteira, até chegar no hotel. Tirei mil fotos noturnas, ainda vou escolher algumas delas. Prometo posta-las. Acabei a noite num supermercado nipônico, comprando bugigangas cujas traduções dos produtos não sei dizer. O legal é comprar e adivinhar o sabor! Que pânico é tentar entender os ideogramas japoneses, não? Eu hein!?!? Com todo respeito, mas eu tenho horror aqueles pauzinhos! Acho que é a fobia de se sentir analfabeto por um momento!

Hoje caminhei pelo Soho e pela rua da Saint Market. Entre barraquinhas, lojinhas, pub's e muita coisa louca. São dois bairros alternativos e bem interessantes. Tudo ao lado do meu chefe, pasmem! Sim, com meu chefe. Batemos um papo super legal, rimos muito e bebemos pouco, afinal amanhã é dia de trabalho! Ele está em NY há 9 anos e hoje fez questão de me apresentar alguns pontos da cidade, menos turísticos eu diria, mas bem bacanas pra entender o dia-a-dia de quem mora por aqui. É isso que quero. Desistir de olhar pra NY como turista. Talvez eu já tenha feito isso no sábado e no domingo.

Ainda mais porque encontrar com alguém que diz: Ah eu conheço Nova Iorque!... Meu Deus, o que é pra essa pessoa o sentido dessa frase? É sinceridade minha dizer que tenho tido ódio desse tipo de gente. Sinto pena. Achar que sabe tudo, é um pouco demais. A humildade ainda me comove.

Minha meta é conhecer Nova Iorque:

( ) no verão
(X) no inverno
( ) no outono
( ) na primavera

Até+, porque por hoje: chega, ya basta!

2 comments:

  1. ADOREI....

    E aguardo o post sobre a TV americana....rs

    bjo

    ReplyDelete
  2. Você devia fazer um guia anti-guia turístico. Ia ser ótimo!

    Eu conheço Nova Iorque, nos sonhos, hahahaha...

    ReplyDelete